Sobre intolerância religiosa…

Por Luisa Valle¹

As religiões de origem africana, são o principal alvo de intolerância religiosa no Brasil.

Existem dois motivos relacionados à ignorância para toda esta hostilidade. O racismo e a crença de que qualquer religião, não sendo cristã, evangélica ou católica, estariam ligadas ao culto a um poder maligno. Tenho estudado sobre estes dois temas durante o ano de 2016, racismo e intolerância religiosa, ambas relacionadas à história. Uma delas graças a todo o preconceito adquirido durante a escravatura, e o outro, graças ao discurso fanático de servir a Deus e de respeitar apenas a própria religião e suas regras, já que, se observarmos, o maior objetivo da Igreja Católica Apostólica Romana era de manipulação dos servos, como uma maneira de controle. Conheço bem a umbanda, é uma religião que prega o amor e a liberdade, e talvez por isso acenda a fúria das religiões opressoras. Existe também uma ideia de que estas religiões são seguidas por más pessoas. Na verdade, todo o mundo, todos os países e todas as religiões, contam com pessoas mal intencionadas, pois pessoas mal intencionadas estão em todo lugar.

A umbanda e o candomblé são religiões puras, de amor, liberdade, em busca do bem. Uma religião “pé no chão”. Pois ao contrário de outras religiões que julgam nossas más ações como influência do demônio, deixam você ciente de que se você, exatamente você, em sã consciência, faz o mal, ele voltará a você. Muitas pessoas que não toleram a umbanda e o candomblé, a procuram, vezes para fazerem maus trabalhos, mas logo são advertidos das consequências, e aqui se encontra outra razão, a hipocrisia!

Se sua religião ensina a amar e respeitar, então demonstre respeito.

Não ao preconceito e intolerância religiosa.


¹Luisa Valle é estudante do Ensino Médio, em escola pública da região Leste de Porto Alegre. Esse texto é fruto de uma atividade avaliativa da disciplina de Filosofia, escrito no ano de 2016, quando a aluna cursava o primeiro ano do Ensino Médio.

Imprimir

Compartilhe:

Foto de perfil de admin

admin

Perfil para publicação de artigos esporádicos e com temas diversos.

Pular para a barra de ferramentas