Será que temos liberdade?

por Ana Rodrigues¹

No mundo em que vivemos podemos ser realmente livres? A palavra liberdade é muito relativa. No mundo que vivemos, neste momento não podemos dizer que somos totalmente livres.

A partir do momento em que dependemos de algo para viver, termina nossa liberdade.  Algumas pessoas dizem ” Eu queria ser livre como um pássaro”, mas é preciso lembrar que na verdade nem mesmo os pássaros são livres. Pássaros não podem não voar, não têm decisão. Essa decisão já está tomada no momento em que nascemos, é nosso instinto.

Muitos dizem ter a liberdade que necessitam, mas estamos livres apenas dentro do que  a nossa natureza nos oferece e permite. Embora o conceito tenha se transformado com o tempo, liberdade continua implicando em responsabilidade, de ter a possibilidade de escolha, sem ser obrigado a algo pela determinação social.

Ser livre não é desconsiderar a convivência e a necessidade de consertar as demais liberdades das outras pessoas. Liberdade não é libertinagem em que cada qual faz o que quer, mas sim, fazer o que se deseja, sem interferir na liberdade de ninguém.


¹Ana Rodrigues é aluna do segundo ano do ensino médio da rede pública de educação da cidade de Porto Alegre. Este texto é resultado de uma redação da disciplina de Sociologia.

Imprimir

Compartilhe:

Foto de perfil de admin

admin

Perfil para publicação de artigos esporádicos e com temas diversos.

Pular para a barra de ferramentas