Perdidos em aparências

Por Irys Guimarães¹

Será que estamos nos tornando como as bolhas de sabão? Lindas por fora mas vazias por dentro. Muito descordam quando digo que nossa sociedade da mais valor para aparência do que para tudo de bom que o ser humano pode ser. E esse é o nosso grande problema, Estamos banalizando a personalidade, a inteligência e exaltando apenas a aparência física.

Eu venho percebendo o quanto muitas pessoas sofrem por esse tipo de “camada”que nos separam, principalmente na adolescência , as pessoas não sabem o quanto dói quando um adolescente não se sentir o suficiente em todos sentidos perto de outros e o quanto isso pode afetar a vida dele. Muitas vezes não é exatamente a falta de beleza é a falta de não saber o quanto é especial por dentro, o interior e o quanto tem para o oferecer ao mundo, não a beleza, não para algo banal e sim suas experiências e sua inteligência.

Sei que é algo simples, mas já experimentaram fazer algo nos quais se sentiram orgulhosos e realizados? E eu não to falando quando a tua foto chega a mil likes, ou quando tu chega a uma certa quantidade de amigos, estou falando de algo no qual tu vai agregar para vida? Há tantas coisas nas quais você pode se orgulhar de si mesmo. No meu caso, eu me sinto orgulhosa ao escrever, encontrei a mim mesma em meio as minhas palavras, e é isso que vou levar de experiência para minha vida. E é esse tipo de pessoas que procuro, pessoas que tenham uma conversa agradável e que no primeiro minuto que abre a pouca se torna uma pessoa feia, e não pela beleza e sim pelo tipo de pessoa que se mostra ser.

Eu venho questionando muito certa beleza e popularidade das pessoas, será que essas pessoas são realmente felizes ? Será que realmente são aquilo que aparentam ter? Acho que como eles estamos exaltando o que eles são, talvez seja apenas uma ilusão de óptica. Talvez eles estejam enganando a si mesmo achando que seguindo essa linha estão indo bem.

É muito triste saber que essas pessoas não vão muito longe, vão se contentar com o pouco e vão se iludir apenas com a beleza, achando que ela dura para sempre. Só esquecem que a beleza é algo tão passageiro quanto qualquer paixão repentina.

É triste saber que muitos ainda vão sofrer por não terem o devido reconhecimento que merecem.

Queria muito que todas pessoas que não se acham o “Suficiente” para essa sociedade tão banal tivessem alguém que lhes ajudasse a ver o mundo com outros olhos e não iludidos com a vida
“perfeita”que os demais tinham. Tudo que é perfeito não dura tanto assim.

Eu realmente não fiz esse texto como uma criticar os populares e ajudar os excluídos. Eu fiz esse texto para que todos possam abrir seus olhos e ajudar o próximo, sendo ele uma pessoa perdida achando que não é o suficiente, e para aqueles que acham que tem a vida perfeita e se iludem. Sempre vai ter um jeito de ajudá-los. Sempre vai ter ajuda para aqueles que querem ajuda. Quero apenas que leiam e pensem, Bem mais vale ter apenas amigos que estão ao seu lado por ser fácil de conviver, ou ter amigos que estejam ao seu lado sabendo do quanto especial e o quanto a tua presença faz bem?

Eu não quero mais que a tragédia da nossa geração seja o corpo bonito e a alma feia.

 


¹¹Irys Guimarães é aluna do segundo ano do Ensino Médio na rede pública de educação do Estado do Rio Grande do Sul. Este texto é fruto de uma provocação individual feita pelo prof. Ricardo para que a aluna escrevesse sobre as “relações líquidas” da juventude contemporânea.

Imprimir

Compartilhe:

Foto de perfil de admin

admin

Perfil para publicação de artigos esporádicos e com temas diversos.

Pular para a barra de ferramentas