Infantil Simplicidade

“Childhood means simplicity. Look at the world with the child’s eye – it is very beautiful”. – Kailash Satyarthi (Infância significa simplicidade. Olhe para o mundo com os olhos de uma criança – é muito bonito).

Como reduzir a infância a termo meramente dicionarizado? Como resumir sua unicidade em definições puramente rudimentares? Como encontrar homogeneidade na totalidade de suas simbologias? Cá se faz presente o impossível.

Suas facetas se vislumbram, a princípio, no maior dos dilemas, o qual tem no inato e no empírico uma batalha há muito filosoficamente iniciada – denota-se pois, da luta acerca da gênese perceptiva, infinitos questionamentos cujas respostas sobrepõem-se à compreensão humana sobre o surgimento do caráter e de seus nuances.

Muitas são as imagens que vêm, mas é única a moldura que as contém: o natural crescimento, cercado por descobertas até então inimagináveis, instiga o curioso olhar que, aperfeiçoando-se dia após dia, guarda a substância vital a caracterizar a criança. Desnecessário exaltar o sonho que, ao ser confundido com a realidade, colore a vida nascente e, para bem ou mal, salvaguarda o infante de tantos azedos sabores.

A possibilidade de demarcação é aqui inexistente – neste contexto, a inteligência em evolução surge como único relógio possível, afinal, a noção infantil de transformação física e psíquica tende a limitar o que chama de alcançar o futuro. É inquestionável, porém, que a condução de cada infância, mediada por ideologias decorrentes de certa sociedade, materializa tradições e sentimentos, por vezes mercantilizando uma fase da vida por inteiro. A pureza do olhar infantil, é, neste ponto, tesouro a ser mantido por seus condutores, de modo a perdurar a visão de mundo como perfeito recanto em meio à fome, sede e desalento.

Familiares do mundo, uni-vos!

Imprimir

Compartilhe:

Foto de perfil de Renan Schwingel

Renan Schwingel

Nascido em 2001, atualmente cursa o Ensino Médio no SENAI Concórdia. Tem expressado seu interesse pelo aprimoramento da causa educacional ao atuar como Jovem Embaixador pela FIESC desde 2015, sempre acreditando no poder da liderança e da reflexão.

Pular para a barra de ferramentas