Fórmulas mágicas do sistema educacional

Por Jayne Ramos
Mesmo sem assistir muito a TV, acessar a internet, libertar-se de suas correntes e encorajar-se a sair de sua caverna, é impossível não deparar-se com o caos em que nosso país se encontra. Nesta crise social, econômica, política e humana. Na qual irei destacar o déficit na educação como responsável por parte significativa deste caos. Não me referindo apenas ao fator didático, por mais que, em parte, me detenha neste.
A importância  de uma educação de qualidade para um mundo melhor, está  inclusa frequentemente no discurso de muitos professores. Reconheço a relevância que os mesmos têm na vida de TODOS; sei que muitos fazem bem mais do que seu trabalho e realmente amam sua profissão. Encaram diariamente desafios, como alunos desinteressados, falta de participação dos pais na educação de seus filhos e, principalmente, falta de colaboração de colegas e superiores para inovar e promover melhorias no ensino. Imagino ser frustrante e desmotivador. De antemão, me desculpo pelas generalizações com àqueles que realmente amam o que fazem, agradeço pelas aulas inspiradoras, difíceis e por diariamente me ensinarem bem mais que o conteúdo proposto. Peço que continuem lutando pela formação de seres humanos mais críticos e humanos.
Este texto é para criticar negativamente muitos profissionais, mas jamais todos. Aqueles quais não cabe a critica, gostaria apenas fazê-los refletir.
Como disse, são extremamente importantes para todos, infelizmente temos que abrir os olhos para algumas coisas, aceitar que o erro está no sistema, mas o sistema é feito por profissionais e aos maus vai minha crítica e responsabilidade pelo déficit na educação.
O primeiro argumento da réplica da categoria, certamente será o descaso do governo com o funcionalismo público de ensino, referindo-se aos salários. O segundo, o desinteresse de alunos com a aprendizagem.
No entanto, quando estes obstáculos são vencidos, alunos são treinados para executar fórmulas, padrões e receitas mágicas, as quais devem ser usadas para expressar de forma escrita o que minimamente, se pensa dentro de uma bolha de conceitos já formulados, para resolver problemas com números e situações. “Você só precisa aplicar a fórmula” dizem eles em sala de aula.
Se conseguirem aplicá-las, alunos do ensino público resolvem o dilema da evolução cultural? Diante de acontecimentos, protagonizados por alunos de escolas privadas, as quais certamente pagam muito bem seus professores, para aprender as tais  fórmulas mágicas, eu lhes digo que isto não basta como solução.
Afinal, “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou sua construção”. Paulo Freire.
De início desconstrua os conceitos, ensine, por favor, as fórmulas, mas também as formas de interpretá-las e pensar sem as mesmas. Mostre que suas várias faculdades, experiências e cursos não serviram apenas para engessar-te a um quadro, um livro e algumas classes, afinal, não é o sistema político quem obriga a monotonia das múltiplas escolhas e a visão das costas dos colegas.
E espero que seus diplomas não sejam usados como pretexto para menosprezar alguém, por não ter passado anos aprendendo conceitos para por fim denominar-se graduado.
Não incentive a pensar que apenas algumas profissões são dignas, por mais que muitas vezes, os planos nem incluam essas como opção. Entenda que diversas vezes esta sala será refúgio de uma vida e um mundo pior do lado de fora e que você, para ser digno de autoridade, deve ser exemplo antes de mais nada.
Desculpem-me novamente pelas várias generalizações, favor desculpar-se também com alunos por suas greves, faltas injustificadas e generalização a nosso respeito como desinteressados para com o ensino assegurados pela estabilidade de um contrato conquistado por múltiplas escolhas.
Meu futuro depende de vocês, um futuro que para obtermos sucesso, deverá ser construído em sala de aula, em pátios de escolas, em conjunto. Sendo apresentados a todos os caminhos, confiando pelo senso crítico, o qual auxilia a construção que escolheremos o certo, nos dando a chance de um mundo mais humano.
Imprimir

Compartilhe:

Foto de perfil de admin

admin

Perfil para publicação de artigos esporádicos e com temas diversos.

Pular para a barra de ferramentas