BOM SENSO X SENSO COMUM

Quando pensamos em ter bom senso, acreditamos estar colaborando para uma sociedade mais sóbria e mais tolerante, consequentemente estarei sendo mais correto em minhas decisões. Mas  fazer parte do senso comum seria uma evolução ou uma involução? . Supõe-se que o bom senso nos remeteria à uma aprovação da maioria, e se esta maioria não está em conformidade com a natureza…  estaríamos nós impregnados de bom senso e infringindo as leis naturais? Então deixaria de ser bom senso e acabamos de nos tornarmos um paradoxo. E agora com bom senso ou sem, estaríamos fazendo parte do senso comum e é nesta viagem que vamos nos defrontar com o que é moral, ético ou legal. Muitas evoluções, muitos questionamentos que contribuíram para a sociedade tiveram seu “start” fora do contexto do senso comum, foram pessoas que desafiaram sociedades ortodoxas e fechadas ao desenvolvimento intelectual, cultural, humano e ou moral que deram um sentido evolutivo à raça humana rompendo barreiras e fronteiras do pensamento racional.

Claro que para uma criança o senso comum dará um sentido de sobrevivência, pois estará adquirindo suas defesas na simplicidade do cotidiano, e perceberá diferenças como o bem e o mal. Paralelo ao tempo devemos aguçar nosso senso crítico para não sermos levados somente ao pensamento irrefletido do senso comum, mas tomando o cuidado de não tombarmos no abismo do pessimismo.

Infelizmente um dos modelos de senso comum, que não está dando certo, é o do nosso país, pois todos querem o melhor para o Brasil, todos fazem uso do senso crítico, mas a ciência e a filosofia ficam de fora do contexto e somente elas atreladas à um conhecimento sistemático e científico podem mudar o cenário político, pois todas as formas que não deram certas já foram testadas e reprovadas nas mãos de quem dirige a nação.

É preciso muito mais que bom senso, é preciso ultrapassar os limites do senso comum, é necessário, como dizia minha professora:  tese, antítese e síntese. É preciso pesquisa, mas não de ibope, é preciso envolvimento, é preciso o retorno dos afastados,  é preciso praticar um, apenas um ato de bondade por dia para que sejamos contaminados pelo diferencial de um serviço que nos afaste do perigoso senso comum e da “orgulhosa” desonestidade que encontra-se no pódium brasileiro.

 

 

Imprimir

Compartilhe:

Foto de perfil de admin

admin

Perfil para publicação de artigos esporádicos e com temas diversos.

Pular para a barra de ferramentas