A sustentabilidade na escola do século XXI

No limiar do atual século, a emergência de assuntos de cunho ecológico tem instigado a grande maioria das instituições de ensino do país a refletirem de forma profunda a respeito do tema. Logo, muitos são os educandários que, visando expressar a importância da temática, têm promovido práticas cujo protagonismo se concentra no próprio corpo estudantil.

Em virtude da ênfase mundial em abordagens específicas – a exemplo da valorização da reciclagem – ideias inovadoras tem sido exteriorizadas em escolas públicas e particulares através de projetos que, ao reconhecerem a necessidade de interagir com a comunidade circundante, exercem influência sobre todos os envolvidos no processo. Neste sentido, denota-se que as infinitas nuances da educação brasileira apresentam grande potencial de aprimoramento quando trabalhadas sob a ótica da interdependência – neste caso, voltada à sustentabilidade.

Propostas que aliam a matriz curricular à ações sustentáveis tratam-se, em síntese, da materialização de anseios que ganham voz dia após dia no cotidiano populacional, fortalecidas por iniciativas grupais capazes de fazer a diferença em grande escala. A escola torna-se, assim, espelho para que o atual século possa transmitir suas marcas (a exemplo da tecnologia) com efetividade ímpar, integrando estudantes e suas famílias no contexto do trabalho em prol do meio ambiente e seus recursos.

Vale reiterar que a redefinição do pensamento coletivo sobre o tema é, certamente, o mais nítido resultado de envolvimentos baseados no eixo sustentável – é necessário, portanto, que tais propostas sigam a se propagar Brasil afora, sendo de suma importância a busca pelo apoio da iniciativa privada na realização de quaisquer projetos do gênero. Dessa forma, verifica-se que é possível aperfeiçoar o equilíbrio do meio escolar por meio da abertura à ideias de inestimável valor social, reflexão que se aprofunda à medida que os envolvidos percebem a essencialidade de ações que priorizem o ecologicamente correto a longo prazo.

Imprimir

Compartilhe:

Foto de perfil de Renan Schwingel

Renan Schwingel

Nascido em 2001, atualmente cursa o Ensino Médio no SENAI Concórdia. Tem expressado seu interesse pelo aprimoramento da causa educacional ao atuar como Jovem Embaixador pela FIESC desde 2015, sempre acreditando no poder da liderança e da reflexão.

Pular para a barra de ferramentas