A relação da evolução Darwiniana

O homem, ao decorrer da história vem se adaptando ao meio ambiente de acordo com suas necessidades ou condições. Grande avanço para a homeostase ambiental com humanos foi a integração dos mesmo com os animais e seus habitats, gerando dessa integração uma diferente  forma de vida, tanto para os humanos, quanto para os animais. Os humanos foram se adaptando ao ambiente onde viviam, utilizando recursos naturais, desmatando e mudando biomas inteiros, afetando grandemente a vida animal da região, condicionando assim a mudança dos animais . Entra aqui o princípio da teoria de Darwin, onde os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente.

A teoria da evolução trata-se de princípios básicos formulados por Charles Darwin onde os indivíduos de uma mesma espécie apresentam variações em todos os caracteres, não sendo, portanto, idênticos entre si. Todo organismo tem grande capacidade de reprodução, produzindo muitos descendentes. Entretanto, apenas alguns dos descendentes chegam à idade adulta. Assim, há grande “luta” pela vida entre os descendentes, pois apesar de nascerem muitos indivíduos, poucos atingem a maturidade o que mantém constante o número de indivíduos na espécie ao longo das gerações. Assim, a atuação da seleção natural sobre os indivíduos mantém ou melhora o grau de adaptação destes ao meio.

            Partindo do pressuposto que a evolução é a acumulação de mudanças através de sucessivas gerações de organismos que resultam na emergência de novas espécies, podemos afirmar que toda espécie atual evolui de um organismo primitivo e que a adaptação para habitat gerou uma mudança tanto genética quanto morfológica, resultando um melhoramento na espécie subsequente, ou seja, todo progenitor vai resultar uma espécie melhor que ele mesmo – hereditárias. As mudanças geradas que não irão ajudar o ser poderão tornar-se mais raras ou serão eventualmente eliminadas.

Você é essa mente pensante graças a evolução, você é um ser selecionado pelo ambiente, um ser que  provavelmente é melhor que seus pais!

Imprimir

Compartilhe:

Foto de perfil de Talison Tecchio

Talison Tecchio

Talison André Tecchio, natural de Concórda-SC nascido em 06/10/1998. Atua como colunista na área acadêmica do site e também como editor/produtor e organizador do canal do youtube filosofia do cotidiano.Formado como técnico em Agropecuária no Instituto Federal Catarinense (IFC) concórdia e atualmente cursando Medicina Veterinária no IFC- campus concórdia. Além das ciências naturais tem Interesses de leituras nas áreas de psicologia, antropologia e astronomia.

Pular para a barra de ferramentas